Últimas Novidades!

Porfessores Jarbas e Ivan Boesing Participam da 8a SNCT em Brasília

Porfessores Jarbas e Ivan Boesing Participam da 8a SNCT em Brasília

por Prof. Dr. Carlos Fernando Jung -
Número de respostas: 0

  

8ª  SNCT – Cubo mágico é atração da semana em Brasília
 
O cubo mágico é o símbolo da edição 2011 da SNCT. A logomarca traz imagens diversas relacionadas ao tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a necessidade encontrar os caminhos para a prevenção e para amenizar riscos impostos pelas alterações no clima. 

Um desafio maior do que solucionar o quebra-cabeça tridimensional foi desenvolver um robô com essa habilidade. A proposta foi aceita com empenho pelo Grupo de Pesquisa em Robótica Inteligente e Visão Artificial da UFRGS, que trabalha na construção de uma máquina e um software específico para essa finalidade. Alunos de pós-graduação e graduação estão empenhados no projeto há dois meses. O resultado da experiência, ainda em fase de ajustes, também está em exposição no estande do MCTI.
Coordenaram a iniciativa os professores Jarbas André da Rosa e Ivan Jorge Boesing, que também são pesquisadores do Instituto de Informática da UFRGS. Segundo o Prof. Jarbas, o projeto reativou o grupo de pesquisa da instituição, possibilitou a integração das equipes das áreas de informática e robótica da universidade e trouxe novas perspectivas de trabalho.