Últimas Novidades!

Oportunidade para Bolsistas Pesquisadores em Projeto

Oportunidade para Bolsistas Pesquisadores em Projeto

por Prof. Dr. Carlos Fernando Jung -
Número de respostas: 0

Estamos selecionando dois alunos para trabalharem no projeto recém aprovado do Pólo de Inovação Tecnológica, denominado "Desenvolvimento de Absorvedor Piramidal de Radiações Eletromagnéticas para Câmaras Anecóicas com a Utilização de Resíduos de Indústrias Alimentícias e Moveleiras".

Inicialmente, a ideia é que sejam selecionados um aluno de cada área (Sistemas de Informação/Sistemas para Internet e Engenharia de Produção/Gestão da Qualidade), com os respectivos perfis.

Atividades:

 Estudo e pesquisa sobre os fundamentos da tecnologia RFID;

Execução de testes práticos utilizando equipamentos de medição de RF (Rádio Frequência) e RFID;

Montagem de equipamentos, cenários de uso de sistemas RFID, etc.; Escrita de relatórios técnicos;

Programação de softwares para comunicação entre computadores e equipamentos RFID.

Conhecimento que somará pontos no momento da seleção: Inglês Técnico (leitura e escrita de artigos em inglês);

Exigências:

No mínimo 20 horas semanais diurnas (manhã e/ou tarde) disponíveis. Disposição para trabalhos colaborativos, em grupo. Boa redação.

Benefícios:

Bolsa de estudos (disciplinas), de acordo com a carga-horária a ser realizada; Participação em projetos de pesquisa com os demais participantes do grupo, escrita de artigos, possíveis participação em congressos (atividades muito importantes, quase obrigatórias, para quem deseja seguir carreira acadêmica, fazer mestrado, doutorado, etc.); Conta como "Atividades Complementares".

Interessados devem enviar e-mail para carolkirsch1@gmail.com contendo:

1) Horários disponíveis para realização deste estágio;

2) Histórico de disciplinas realizadas e as respectivas notas;

3) Comentar sobre a familiaridade com a língua inglesa. (Estes itens serão os critérios para a seleção.)

OBS: também abriremos espaço para interessados em participar como pesquisadores voluntários. Alunos que não tenham disponibilidade diurna, mas queiram acompanhar o andamento das pesquisas e trabalhos, provavelmente para utilizar estes conhecimentos em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), poderão combinar formas de participação, com mais ou menos atividades práticas a serem desenvolvidas, de acordo com o perfil de cada trabalho a ser desenvolvido. Estas atividades poderão ser realizadas em dias da semana que o aluno não tenha aula e aos sábados. Neste momento já temos dois alunos de TCC envolvidos em trabalhos que utilizam a tecnologia RFID como tema. As possibilidades são diversas, tanto práticas como mais teóricas, modelos, etc.

Prof. Dr. Marcelo Azambuja e Prof. Dr. Jung