Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP
Completion requirements
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, órgão da Vice-Direção de Graduação, foi criado a partir da Resolução CODEP nº 5/2005, de 13 de outubro de 2005, para desenvolver ações junto aos Coordenadores de Curso, corpo docente e discente, regendo-se por seu Regulamento e pelas demais normas institucionais.
Coordenadora: Profª. Me. Aneli Paaz anelipaaz@faccat.br
O NAP tem as seguintes finalidades:
I – contribuir para o aprimoramento da ação educativa dos docentes;
II – colaborar na apropriação, pelo corpo docente, do Projeto Pedagógico Institucional da FACCAT;
III – assessorar, organizar, acompanhar e/ou implementar ações e iniciativas de aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem;
IV – estimular, organizar, desenvolver e acompanhar estudos e investigações sobre o processo ensino-aprendizagem, disseminando-as através dos veículos de comunicação institucional;
V – orientar, assessorar e acompanhar ações de intervenção pedagógica e/ou psicológica nos casos de necessidades educativas especiais;
VI – oportunizar ao corpo docente, através de assessoria contínua e sistemática, a atualização didático-pedagógica;
VII – assessorar, orientar e acompanhar as atualizações dos projetos pedagógicos dos cursos;
VIII – providenciar a integração do corpo docente através de grupos de reflexão sobre a prática pedagógica.
Para o cumprimento das suas finalidades, o NAP realiza as seguintes atividades, dentre outras:
I – participar de reuniões com os coordenadores de curso;
II – acompanhar a execução dos planos de ensino nos cursos de graduação, quando solicitado pelo Coordenador de Curso;
III – acompanhar, com o Coordenador de Curso, o trabalho didático dos professores;
IV – orientar os professores sobre a avaliação do rendimento escolar, individual ou coletivamente, sempre que solicitado por Coordenador de Curso ou por professor;
V – acompanhar o processo relacional coordenado/coordenador, coordenador/professor, coordenador/aluno, professor/aluno, aluno/aluno e professor/professor, auxiliando na integração ou na intervenção pedagógica quando necessária;
VI – atender aos alunos que necessitam de atendimento especial, encaminhando-os aos serviços especializados;
VII – ter registro e controle dos atendimentos e dos acompanhamentos realizados junto aos coordenadores, professores e alunos;
VIII – realizar atividades de integração de novos professores da FACCAT;
IX – promover semestralmente encontros de grupos de estudos e reflexão sobre a prática pedagógica;
X – participar e acompanhar a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos;
XI – contribuir com os professores, sempre que solicitado, no planejamento de ações de intervenção em sala de aula;
XII – orientar aos professores quanto à definição dos critérios de avaliação e a escolha dos instrumentos avaliativos;
XIII – orientar aos professores quanto às metodologias de ensino, tendo em vista os objetivos e os conteúdos das disciplinas;
XIV – propor alternativas de solução para as dificuldades apresentadas no processo ensino e aprendizagem;
XV – intermediar o tratamento, por especialistas, de alunos com problemas psicopedagógicos;
XVI – diagnosticar as necessidades de aperfeiçoamento dos Coordenadores de Cursos e professores, com o objetivo da melhoria da qualidade do ensino.
Para a consecução de suas finalidades com as respectivas atividades, o NAP deve ter como referenciais a Missão, os Princípios, o PDI e a Avaliação Institucional da FACCAT.
I – contribuir para o aprimoramento da ação educativa dos docentes;
II – colaborar na apropriação, pelo corpo docente, do Projeto Pedagógico Institucional da FACCAT;
III – assessorar, organizar, acompanhar e/ou implementar ações e iniciativas de aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem;
IV – estimular, organizar, desenvolver e acompanhar estudos e investigações sobre o processo ensino-aprendizagem, disseminando-as através dos veículos de comunicação institucional;
V – orientar, assessorar e acompanhar ações de intervenção pedagógica e/ou psicológica nos casos de necessidades educativas especiais;
VI – oportunizar ao corpo docente, através de assessoria contínua e sistemática, a atualização didático-pedagógica;
VII – assessorar, orientar e acompanhar as atualizações dos projetos pedagógicos dos cursos;
VIII – providenciar a integração do corpo docente através de grupos de reflexão sobre a prática pedagógica.
Para o cumprimento das suas finalidades, o NAP realiza as seguintes atividades, dentre outras:
I – participar de reuniões com os coordenadores de curso;
II – acompanhar a execução dos planos de ensino nos cursos de graduação, quando solicitado pelo Coordenador de Curso;
III – acompanhar, com o Coordenador de Curso, o trabalho didático dos professores;
IV – orientar os professores sobre a avaliação do rendimento escolar, individual ou coletivamente, sempre que solicitado por Coordenador de Curso ou por professor;
V – acompanhar o processo relacional coordenado/coordenador, coordenador/professor, coordenador/aluno, professor/aluno, aluno/aluno e professor/professor, auxiliando na integração ou na intervenção pedagógica quando necessária;
VI – atender aos alunos que necessitam de atendimento especial, encaminhando-os aos serviços especializados;
VII – ter registro e controle dos atendimentos e dos acompanhamentos realizados junto aos coordenadores, professores e alunos;
VIII – realizar atividades de integração de novos professores da FACCAT;
IX – promover semestralmente encontros de grupos de estudos e reflexão sobre a prática pedagógica;
X – participar e acompanhar a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos;
XI – contribuir com os professores, sempre que solicitado, no planejamento de ações de intervenção em sala de aula;
XII – orientar aos professores quanto à definição dos critérios de avaliação e a escolha dos instrumentos avaliativos;
XIII – orientar aos professores quanto às metodologias de ensino, tendo em vista os objetivos e os conteúdos das disciplinas;
XIV – propor alternativas de solução para as dificuldades apresentadas no processo ensino e aprendizagem;
XV – intermediar o tratamento, por especialistas, de alunos com problemas psicopedagógicos;
XVI – diagnosticar as necessidades de aperfeiçoamento dos Coordenadores de Cursos e professores, com o objetivo da melhoria da qualidade do ensino.
Para a consecução de suas finalidades com as respectivas atividades, o NAP deve ter como referenciais a Missão, os Princípios, o PDI e a Avaliação Institucional da FACCAT.
Last modified: Saturday, 24 September 2016, 2:14 PM