Últimas Novidades!

Iniciam Testes Experimentais no Campus da FACCAT

Iniciam Testes Experimentais no Campus da FACCAT

por Prof. Dr. Carlos Fernando Jung -
Número de respostas: 0

Testes Experimentais

Iniciam os testes experimentais do Projeto Controle e Monitoramento On-Line de Linhas de Produção Calçadista com Tecnologia RFID (Pólo de Inovação Tecnológica do Vale do Paranhana).
Os primeiros ensaios foram realizados em campo aberto no Campus da FACCAT e atrairam vários alunos e professores que estavam curiosos para acompanhar este tipo de pesquisa experimental realizada ao ar livre. Foi fechado por determinados períodos uma área de estacionamento para a realização dos ensaios. Estes ensaios necessitavam o controle de determinadas variáveis que somente em área aberta seria possível.
 
Os pesquisadores que atuam no projeto são: Prof. Marcelo Cunha de Azambuja, Prof. Calos Fernando Jung, Prof. Everton Berz e os Bolsistas pesquisadores Flávio Lucas da Rosa e Walcrios Grings da Silva.
 
Os testes experimentais já despertaram interesse em uma parceria para desenvolvimento de estudos na área de RFID (Identificação por Etiquetas de Radiofrequencia) pela equipe do Prof. Dr. Fabiano Hessel do Doutorado em Ciência da Computação da PUC/RS, pois, todos as antenas e dispositivos experimentais estão sendo desenvolvidas nos laboratórios da Engenharia de Produção e Sistemas de Informação da FACCAT pelos pesquisadores do projeto.

O projeto tem finalidade pesquisar, desenvolver, implementar e difundir um sistema inteligente capaz de detectar gargalos nas linhas de produção, combinando os métodos e técnicas da engenharia de controle de processos e de desenvolvimento de produtos com os da computação em desenvolvimento de software e algoritmos capazes de supervisionar e gerar informações para a tomada de decisões em real-time.